57% dos consumidores desejam fazer compras na Black Friday 2021, diz pesquisa da CNDL

População está atenta às promoções, destaca levantamento; 88% vão avaliar preços antes de efetuar compra

[57% dos consumidores desejam fazer compras na Black Friday 2021, diz pesquisa da CNDL]

FOTO: Reprodução/R7

No Brasil, 57% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday, por analisar como boa hora para adquirir coisas que precisam a um preço mais baixo (70%), revelou uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offer Wise Pesquisas.

Já 38% dos consumidores disseram que vão aproveitar o preço para antecipar as compras de Natal e 19% querem aproveitar as promoções, apesar de não estarem precisando no momento.

No entanto, 29% afirmam que só pretendem adquirir algum produto se as ofertas realmente valerem a pena. Apenas 14% não pretendem participar, por falta de dinheiro (29%), desempregados (21%) e porque acreditam que o momento econômico não é favorável (18%).

A pesquisa mostra que a população está atenta às promoções, já que 88% afirmam que pretendem realizar pesquisa de preço antes de comprar na Black Friday, sendo os principais motivos: confirmar se os preços estão realmente na promoção (55%) e escolher as lojas com os melhores preços (33%).

Os consumidores informaram que os principais locais de pesquisa de preços são:  sites das lojas que costumam comprar (55%), sites/aplicativos de comparação de preços (52%) e em sites de busca (43%). Em média, os consumidores esperam encontrar descontos de 42% nos produtos ofertados.

Sete em cada dez consumidores que vão comprar na Black Friday disseram que estão evitando algum tipo de compra em outubro ou novembro para conseguir desfrutar a data, sendo os principais itens: roupas, calçados e acessórios (25%), smartphones (20%) e eletrodomésticos (20%).

“O consumidor está cada vez mais habituado à Black Friday e sabe que pesquisar os preços continua sendo fundamental para garantir boas compras. Muitos já adotam estratégias para conseguir os melhores preços, utilizando mecanismos de notificação e alerta quando determinados produtos entram em promoção. O varejista sabe disso e deve investir em estratégias de divulgação das ofertas e em marketing para atrair os clientes”, diz o presidente da CNDL, José César da Costa.


Comentários