Índice da produção industrial se mantém estável pelo 2º mês seguido, diz CNI

Resultados de outubro ficaram acima dos 50 pontos

[Índice da produção industrial se mantém estável pelo 2º mês seguido, diz CNI]

FOTO: CNI/José Paulo Lacerda

A produção industrial ficou estável em outubro pelo segundo mês seguido, conforme divulgou nesta segunda-feira (22), a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os dados mostram que o índice de evolução da produção ficou em 50,1 pontos, antes os 50 registrados em setembo.

Os números são referentes ao desempenho de pequenas, médias e grandes empresas atuantes na indústria em geral, na extrativista e na transformação. O resultado mostra que a utilizac?a?o da capacidade instalada das indústrias caiu um ponto percentual ao registrado em setembro, ficando em 71%. O percentual, no entanto, é menor que visto no período de 2020, quando a capacidade industrial ficou em 74%.

De acordo com a CNI, em outubro, os estoques aumentaram e atingiram o nível planejado pelas empresas. Como resultado positivo, o índice do ni?vel de estoques ficou em 50,5 pontos, cinco pontos acima do registrado em outubro de 2020.

O i?ndice de expectativa de demanda recuou 2,7 pontos em outubro, na comparac?a?o com novembro, atingindo 54,4 pontos. O i?ndice de expectativa de exportac?a?o registrou 53 pontos, o que representa uma queda de 0,5 ponto em relac?a?o a novembro.

Ja? o i?ndice de nu?mero de empregados sofreu diminuic?a?o de 1,3 ponto, alcanc?ando 51,2 pontos em novembro.

O índice varia de 0 a 100. Valores acima de 50 indicam crescimento na comparação e valores abaixo, demonstra queda. 


Comentários