6° edição do Ocupa é realizada no Rio Vermelho, em Salvador
Evento fomenta debate sobre a diversidade

Foto: Divulgação
Com o objetivo de fomentar os debates acerca da diversidade, o centro cultural Colaboraê no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, recebe a 6° edição do ‘Ocupa’ na próxima quinta-feira (18). O evento, idealizado e mediado pelo diretor da Agência Criativos, Rodrigo Almeida, contará nesta edição com a participação de Silla Maria Filgueira, mulher trans, negra, estilista, modelista e baiana.
De acordo com Rodrigo Almeida, o evento foi criado com o objetivo de proporcionar um lugar para se falar abertamente sobre diversos assuntos e temas. O Ocupa, segundo ele, é um espaço neutro, acolhedor e transformador para que as pessoas compartilhem experiências. “Esse espaço foi pensado para convidarmos pessoas que possam falar no seu lugar de fala e para apresentar a sua perspectiva. Ao final, o desejo é que os participantes sejam multiplicadores do que aprenderem no encontro e que, de fato, seja transformador para todos que irão participar”, afirma Almeida.
A baiana Silla Maria Filgueira, convidada para o Ocupa, é um dos maiores nomes da moda da Bahia. Para ela, a realização do evento é extremamente importante porque permite que pessoas à margem da sociedade ganhem visibilidade. “Essas discussões possibilitam que outras pessoas se inspirem e vejam que é possível mudar realidades. Além disso, permitem que outras pessoas enxerguem nossas dificuldades, principalmente para pessoas como eu, mulher trans, preta, vindo de uma realidade difícil”, afirma.
Para participar
O evento é presencial, gratuito e com vagas limitadas. A inscrição pode ser realizada (aqui). De acordo com Rodrigo Almeida, a pessoa que deseja participar do Ocupa precisa responder uma pergunta sobre o seu interesse no evento.
Para a Criativos e Colaboraê, empresas que pensam em diversidade 360° graus, a expectativa com este projeto é transformar a realidade social por meio da escuta e respeito às experiências sociais diversas.