6 em cada 10 alunos não aprovam aulas online, aponta pesquisa

Alunos disseram estar odiando as aulas remotas

[6 em cada 10 alunos não aprovam aulas online, aponta pesquisa]

FOTO: Reprodução/ Agência Brasil

Uma pesquisa realizada pelo Expectativas do Ensino no Brasil, da Minds & Hearts, empresa da holding HSR Specialist Researchers, apontou que 60% dos estudantes não aprovam a experiência do ensino remoto. 

O estudo ouviu jovens de todo o Brasil e tem como o objetivo entender como eles veem o ensino nos próximos anos e o que mudariam se fossem responsáveis por melhorar a educação do Brasil. 

Entre os estudantes que participaram da pesquisa, 66% deles disseram estar odiando a experiência das aulas remotas. Somente 8% dos que foram entrevistados já estudavam através da modalidade, enquanto 90% conheciam os cursos presenciais. 

Agora, 47% dos estudantes passaram a ter cursos online, 17% por vídeo-aula, 16% fazem ambas as formas e 3% afirmaram ter aulas tanto online, com professor, quanto presencial. No total, 13% disseram que estão com as atividades educacionais interrompidas.

Entre as partes positivas da educação à distância apontadas pelos jovens, 29% dos entrevistados o destaque positivo fica por conta dos recursos de tecnologia utilizados, a didática e metodologia foram apontadas por 16% dos estudantes. Já 14% afirmaram que conseguir se concentrar mais.

Contudo, por outro lado, para 45% dos alunos esse modelo faz com que aprendam menos. Na opinião de 42%, o problema é a falta de concentração. Ademais, 40% reclamam do excesso de tarefas e 37% sentem falta das aulas práticas, incluindo laboratórios e educação física, entre outros aspectos. 

O estudo foi realizado com 1.099 alunos da rede pública e privada de todo o país, com idade entre 15 e 44 anos.


Comentários