6 em cada 10 pessoas foram vítimas de fraude financeira em 12 meses, diz CNDL/SPC Brasil
Número representa 16,7 milhões de brasileiros e aponta alta de 28% em relação aos dados de 2019

Foto: Reprodução
Pesquisa realizada pela CNDL/SPC Brasil (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Serviço de Proteção ao Crédito, em parceria com o Sebrae, aponta que seis em cada 10 internautas sofreram algum tipo de fraude financeira no Brasil nos últimos 12 meses. A pandemia da Covid-19 aumentou o volume de compras online e consequentemente as fraudes ocorridas pela internet.
O número representa aproximadamente 16,7 milhões de brasileiros lesados por golpes virtuais e aponta um crescimento de 28% em relação à pesquisa realizada em 2019.
Segundo a pesquisa, as mulheres são a maioria das vítimas (51%) é mulher; 49% são homens; 56% pertencem à classe C; e 44% na classe A/B.
Considerando o ranking das fraudes investigadas, estão entre as cinco principais: Não receber por um produto ou serviço que comprou (41%); Aquisição de produtos ou serviços que veio diferente das informações especificadas pelo vendedor (41%); Clonagem de cartão de crédito ou débito (24%); Golpes por meio de ligação, e-mail, SMS ou WhatsApp informando que a vítima tinha direito a receber um dinheiro, e para conseguir a quantia, deveria fornecer dados pessoais e bancários, além do pagamento de honorários (17%); e Pagamento de falsa cobrança por meio de depósito, boleto falsificado ou adulterado (15%).
A pesquisa mostra que entre os internautas que caíram nesse tipo de golpe, as cobranças mais citadas vieram de Lojas e empresas (44%); Bancos e financeiras (26%); Serviços de TV por assinatura e/ou internet (24%); Telefonia fixa ou móvel (9%); e Contas básicas, como as de luz (6%) e água (3%).