Crise: Petrobras, BB e mais três estatais cortam 25% do pessoal em seis anos
Juntas somam a perda de mais de 111 mil empregados

Foto: Divulgação
As cinco grandes estatais federais do país, o Banco do Brasil, Correios, Caixa, Petrobras e Eletrobras, perderam juntas mais de 111 mil empregados entre o início de 2015 e março deste ano. As maiores baixas estão concentradas na Eletrobras (-45,8%) — em vias de ser concedida à iniciativa privada — e na Petrobras (-42%). As informações são do jornal O GLOBO.
Esse encolhimento é consequência de uma combinação de fatores, que vão da orientação para redução do tamanho do Estado desde o governo Michel Temer até a crise econômica, que impacta a capacidade de investimento das empresas e leva o governo a recorrer à venda de Estado para o equilíbrio as contas públicas.
Em entrevista ao jornal, o professor do Insper, Sérgio Lazarini, a digitalização de serviços e operações, principalmente do setor financeiro, foram alguns dos motivos.
"É uma correção de rumo, após um período de crescimento do setor (estatal) em governos anteriores. Foi como voltar um pouco o pêndulo do lado da expansão do Estado em que estava. No caso da Eletrobras, a privatização pesa, mas o cenário não é diferente na Petrobras", afirmou.