• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • 63 milhões de pessoas foram responsáveis por emitir o dobro de CO2, indica ONG

63 milhões de pessoas foram responsáveis por emitir o dobro de CO2, indica ONG

Oxfam pede 'justiça social e climática' aos governos de todo o mundo

Por Da Redação
Ás

63 milhões de pessoas foram responsáveis por emitir o dobro de CO2, indica ONG

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

O 1% mais rico da população mundial, cerca de 63 milhões de pessoas, foram responsáveis por emitir o dobro de gases do efeito estufa, afirma o relatório da Oxfam, que pediu "justiça social e climática". A ONG examinou o período entre 1999 e 2015, quando as emissões globais de CO2 subiu 1°C desde a era pré-industrial - aumentaram quase 60%.

A análise apontou que esse 1% mais rico da população aumentou em 15% das emissões acumuladas "ou seja, o dobro em comparação à metade mais carente da população mundial". Já os 10% mais ricos (630 milhões de pessoas) foram responsáveis por 52% delas.  

"Nos últimos 20 a 30 anos, a crise climática se agravou e o limitado orçamento global de carbono foi dilapidado para intensificar o consumo de uma população rica, não para tirar as pessoas da pobreza”, denuncia a Oxfam.

A ONG destacou que os grupos que mais sofrem com essa "injustiça" são os mais pobres e gerações futuras. A Oxfam também fez um apelo aos governos do mundo para que avaliem a situação e coloquem a justiça social e a luta contra a mudança climática como centro dos planos de recuperação econômica.

"Está claro que o modelo de crescimento econômico muito desigual e emissor de carbono dos últimos 20 a 30 anos não beneficiou a metade mais pobre da humanidade", declarou à AFP Tim Gore, especialista da ONG. "É uma dicotomia falaciosa sugerir que temos que escolher entre o crescimento econômico e o clima", completou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.