64% dos brasileiros não sabem os benefícios do seguro de vida, diz pesquisa
Levantamento foi realizado pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi)

Foto: Pexels
De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), embora 96% das pessoas declararem já ter ouvido falar sobre seguros de pessoas, 64% não sabem apontar os benefícios do produto.
Os dados apontam que muitas pessoas ainda associam o seguro de vida apenas à cobertura em caso de morte. No entanto, é importante destacar que esse tipo de seguro pode oferecer muitos outros benefícios, como assistência médica, auxílio em casos de invalidez, cobertura para despesas funerárias, e uma série de outras vantagens adicionais.
Alberto Junior, CEO do Grupo Life Brasil, aponta sobre a falta de informação e conscientização, e a importância desse tipo de proteção financeira.
“É importante buscar informações e orientação de especialistas em seguros e finanças para escolher o produto mais adequado. Entender que o seguro de vida não é apenas uma proteção, é o melhor formato de investimento financeiro, uma forma de cuidar da sua saúde financeira e da sua família em momentos de imprevisibilidade e incerteza.”, explica Alberto.
Além disso, muitos não sabem que os valores pagos pelo seguro de vida podem ser usados como uma reserva financeira, que pode ajudar a complementar a renda em momentos de dificuldade ou até mesmo ser uma fonte de recursos para a realização de projetos futuros.
Comparativamente, é interessante notar a receptividade dos brasileiros ao seguro de carro, cerca de 70% dos proprietários de veículos possuem algum tipo de cobertura para seus automóveis. Enquanto, apenas 7% dos brasileiros possuem seguro de vida com base em seus reais interesses e não os famosos `seguros embutidos.
Esse comportamento pode ser explicado pela cultura de valorização do patrimônio material, em detrimento da preocupação com a proteção financeira da família em caso de morte do provedor.
Países como Estados Unidos, Japão e alguns países europeus, como França, Reino Unido e Alemanha, possuem uma cultura mais consolidada em relação ao seguro de vida, com uma ampla oferta de produtos e uma maior conscientização sobre a importância da proteção financeira.
No Brasil, caminhamos para essa conscientização que vem ligada à educação financeira. É fundamental que as pessoas considerem a contratação de um seguro de vida como uma parte importante do seu planejamento financeiro e familiar.


