7 dicas para cuidar bem dos seus olhos

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia, listou 7 dicas para você tratar bem dos seus olhos e proteger sua visão

[7 dicas para cuidar bem dos seus olhos]

FOTO: Divulgação

Os olhos são, segundo os poetas, as janelas da alma! Mas você sabe cuidar direito dos seus? O Farol da Bahia, junto a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, listou 7 dicas para você tratar bem dos seus olhos e proteger sua visão.

Aproveitando o ensejo, o Portal Farol da Bahia lista algumas dicas fornecidas pelo Ministério da Saúde, para você aprender a cuidar dos seus olhos e proteger a visão.

1-Não se deve passar as mãos nos olhos - “Só de colocar a mão no olho podemos infectá-lo. A conjuntivite é exemplo de inflamação porque levamos a mão suja aos olhos. Por isso também devemos evitar passar toalhas no rosto. Assim como as mãos, elas podem levar a contaminação. O correto é usar lenço de papel”.

2-Coçar os olhos com muita força faz mal - “É prejudicial à saúde dos olhos coçar com força, pode causar uma série de doença, uma delas é na córnea, chamada ceratocone, que provoca uma mudança negativa na curvatura da córnea”.

3-Colírios não devem ser utilizados sem prescrição médica - “O uso de colírios, incluindo os chamados adstringentes, só deve ser feito com recomendação médica. Tem colírio que as pessoas usam para limpar a vista e acham que não tem problema nenhum, existem colírios que podem até perfurar a córnea ou causar glaucoma”.

4-É fundamental ir ao médico anualmente para realizar exames oftalmológicos - “O exame de prevenção é a única maneira de evitar os agravos de uma possível doença. Existem pessoas que costumam ir ao médico ocular só para saber o grau dos óculos, e não fazem um acompanhamento. Ai quando recorrem ao oftalmologista, pode ser tarde e já ter afetado a visão”.

5-Não é aconselhado comprar óculos de grau em feiras ou camelôs – “É uma compra muito arriscada, porque lá elas não conseguem descobrir uma doença na vista, um glaucoma, por exemplo. Tem gente que passa anos só trocando o grau e quando se dá conta perdeu parte da visão. O ideal é comprar em lojas especializadas e evitar problemas futuros”.

6-Uso ininterrupto do computador pode causar vista cansada – “O uso ininterrupto do computador ou da televisão pode causar coceira, cansaço, lacrimejamento e dificuldade para focalizar imagens. A visão é regulada por um músculo. Se a pessoa fica muito tempo usando a visão de perto ele fica trabalhando, contraído. Por isso, o recomendado é ter intervalos de uma em uma hora para descansar os olhos, além de manter uma distância de, pelo menos, 50 cm do monitor”.

7-Acompanhamento e consultas periódicas são essenciais “Problemas como miopia, astigmatismo e hipermetropia aparecem espontaneamente e prejudicam a visão. Esses erros de refração devem ser corrigidos adequadamente, porque a não correção pode causar cansaço visual, dor de cabeça e mal-estar, e etc. Para as pessoas que já conhecem seus problemas de visão ou que já passaram dos 40 anos, o ideal é fazerconsulta a cada seis meses”.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!