72% dos empreendedores negros enfrentam dificuldade para retomar as vendas ao patamar anterior à pandemia

Pesquisa do Sebrae mostra que esse patamar entre empresários brancos é de 66%

[72% dos empreendedores negros enfrentam dificuldade para retomar as vendas ao patamar anterior à pandemia ]

FOTO: Rovena Rosa/Agência Brasil

Uma pesquisa  feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que 72% dos empreendedores negros estão enfrentando uma maior dificuldade do que os empreendedores brancos na retomada econômica após o afrouxamento das medidas sanitárias para prevenção da Covid-19. De acordo com a 13ª Pesquisa de Impacto do Coronavírus nos Pequenos Negócios, o índice de dificuldade é de 66% no caso de empresários brancos. 

O levantamento, feito em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), também mostra que 10% dos empreendedores negros informaram que estão faturando mais com a retomada da economia, enquanto 14% dos empreendedores brancos declararam que estão tendo uma receita maior.

A perda de receita atingiu 35% dos negros e 27% dos brancos. 

Quanto ao acesso ao crédito, tema também abordado na pesquisa, 35% dos entrevistados negros estão inadimplentes, enquanto o endividamento entre brancos é de 24%. 

O impacto dos efeitos das restrições de comércio sobre a população negra está sendo acompanhado pelo Sebrae desde o início da pandemia. Em 2020, o Sebrae apontou que as mulheres empreendedoras negras são as mais afetadas entre todos os grupos de empresários brasileiros. 


Comentários