82% dos brasileiros percebem influência de juros altos no custo de vida, aponta pesquisa
A preocupação da população com a taxa de juros posiciona o Brasil em segundo lugar no levantamento

Foto: Freepik
A pesquisa Monitor Global da Inflação, do Instituto Ipsos, atestou que 82% dos brasileiros percebe a influência dos juros altos da taxa Selic, no aumento do custo de vida no país. A preocupação da população com a taxa de juros posiciona o Brasil em segundo lugar no ranking, composto por 36 nações integrantes do levantamento. O Brasil empata com Romênia e África do Sul, a Coreia do Sul, é líder com 85%. Emirados Árabes, China e Arábia Saudita ficaram nas últimas colocações, com 46%, 42%,32% respectivamente. A média mundial ficou em 68%.
O levantamento do Ipsos monitorou ainda a posição dos brasileiros quanto à inflação ao consumidor. Segundo a pesquisa, 16% dos brasileiros acreditam que haverá um aumento na alta de preços em 2023, o que levou o país a penúltimo colocado no ranking. Somente a China, com 8% teve um resultado inferior. A média global anotada nesse quesito foi de 35%.
Sobre perspectivas salariais para 2023, o Ipsos apontou que 57% dos brasileiros esperam receber um aumento salarial no próximo ano. O estudo Monitor Global ouviu mais de 24 mil pessoas entre 21 de outubro e 4 de novembro, a margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.


