850 mil jovens emitiram o título de eleitor neste ano, afirma TSE

O prazo para se alistar será encerrado no dia 4 de maio

[850 mil jovens emitiram o título de eleitor neste ano, afirma TSE]

FOTO: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou nesta terça-feira (29), que até o dia  21 de março deste ano, 854.685 jovens de 15 a 18 anos já haviam solicitado a emissão do primeiro título de eleitor. Vale lembrar que o prazo para se alistar será encerrado no dia 4 de maio e o procedimento pode ser feito de forma totalmente online.

De acordo com o órgão, o número corresponde a quase dois terços do total de jovens que se alistaram para votar nas Eleições Municipais de 2020 e sinaliza uma quebra na tendência de queda nos números de eleitores nessa faixa etária que vinha se registrando na última década. 

O TSE justificou o aumento no número de jovens que procuraram a Justiça Eleitoral pelo resultado da campanha da Semana do Jovem Eleitor 2022, que foi finalizada no dia 18 de março. A campanha contou com a adesão de diversas personalidades, incluindo artistas nacionais como Anitta, Zeca Pagodinho, Whindersson Nunes, Juliette e também internacionais, como o ator norte-americano Mark Ruffalo.

A mobilização ocorreu após a Justiça Eleitoral identificar o menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral dos últimos 30 anos. Segundo o Governo Federal, até janeiro deste ano o TSE registrava, no total, pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 15 a 17 anos de idade, cujo voto é facultativo.


Comentários