87% dos brasileiros querem comprar nesta edição da Black Friday, aponta pesquisa
Entre os produtos mais desejados estão smartphone, notebook, geladeira, smart tv e videogames

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
A Black Friday deste ano parece que irá render "frutos" melhores que a do ano passado. É isso que aponta um levantamento feito por uma rede social de compras que mapeia promoções em lojas online, o Pelando. Ele mostra que mais de 87% dos brasileiros pretender comprar algum produto durante o dia de promoções.
A pesquisa ainda mostra que 61% dos consumidores já sabem o que vai comprar, enquanto 38% estão indecisos. Entre os produtos mais desejados, o 'top 10' conta com celulares e smartphones ocupando o primeiro lugar, seguido do notebook, placa de vídeo, roupas, smart TV, geladeira, air fryer, cadeira gamer, monitor e videogame.
Os consumidores pretendem gastar em média de R$ 1.000,00 a R$ 2.000,00, realizando compras em lojas online (84%), apenas 16% deles pretendem utilizar lojas online e lojas físicas, aponta o levantamento.
Ainda de acordo com a pesquisa, os consumidores levam fatores como preço bom (68,5%), frete grátis (12%), cupons de desconto (8,8%) e confiança na loja (5,6%) como definidores de uma possível compra na loja.
No entanto, 32,4% dos participantes da pesquisa disseram que o alto custo do frete é um dos principais motivos de desistência de compra em uma loja, seguido por loja mal avaliada ou desconhecida (28,5%), comentários negativos de outros consumidores (20,6%) e poucas condições de pagamento (8%).
E cerca de 68% dos entrevistados afirmaram já estar pesquisando os preços e se programando com antecedência para as compras.


