97% dos jogadores da Série A tomaram ao menos a 1ª dose contra Covid, diz levantamento

Índice tem base em números repassados pelos clubes de futebol do Brasileirão

[97% dos jogadores da Série A tomaram ao menos a 1ª dose contra Covid, diz levantamento]

FOTO: Reprodução / R7

Um levantamento com 17 dos 20 clubes da Série A mostra que mais de 97% dos jogadores recebidos pelo menos uma dose da vacina contra a Covid -19. E, do total, quase 1/3 já está com o esquema vacinal completo. Os números se baseiam em informações repassadas diretamente pelos clubes. O Atlético-PR, Fluminense e Sport não retornaram os contatos da reportagem com os dados.

Segundo a publicação, entre as equipes que responderam ao levantamento, Juventude e Atlético-MG informaram já ter todo o elenco vacinado com as duas doses - o time mineiro tem uma única exceção no grupo de 32 atletas. Entre os treinadores, 15 já estão 100% imunizados, enquanto apenas um aguarda uma segunda dose. Vale ressaltar que o América-MG, um dos  entrevistados, estava momentaneamente técnico durante a pesquisa.

O levantamento indica ainda que a maior parte dos jogadores que disputam uma Série A, contudo, tomaram apenas a primeira dose. A explicação está no calendário nacional de vacinação, baseada em ordem decrescente de idade e com variações nos Estados. Como a maior parte dos jogadores tem menos de 30 anos, a imunização é mais recente.

O elenco atleticano, por sua vez, está com uma vacinação completa e há mais tempo porque o clube aderiu à campanha de imunização oferecida pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) aos clubes que disputaram competições continentais este ano. Em abril, a entidade anunciou um acordo com a farmacêutica chinesa Sinovac Biotech para receber, em forma de doação, 50 mil doses da Sinovac.

Os dados de imunização no Brasileirão explicam o baixo índice de infectados pela covid-19 na atual edição do campeonato. Não há números consolidados, mas os casos têm sido obtidos e não têm impactado as equipes. Em comparação, na edição passada, nada menos do que 302 jogadores e 18 técnicos da Série A tiveram covid-19. Treze das 20 equipes surtos de Covid-19. O Palmeiras, por exemplo, chegou a ter mais de 20 integrantes da equipe principal infectados em único mês. E não foi o único. Os surtos pegaram times como Flamengo e Corinthians também.

A vacinação de jogadores é vista por especialistas como essenciais para a disseminação do coronavírus. "É uma forma de proteção para os atletas, mas também para toda a equipe que dá suporte ao tempo e à torcida. A gente olha o atleta num campo, vê que ele é gigantesco e que o atleta está distanciado, mas esquecemos que há toda uma equipe de preparação técnica que trabalha com ele no jogo e anteriormente ao jogo ", lembra Raphael Guimarães, que é pesquisador em Saúde Pública na Fiocruz.

Ele ainda chama a atenção outro ponto: o bom exemplo que um jogador vacinado passa para a torcida. "Saber que o atleta está vacinado, e ele dizer que está vacinado, dá à população uma mensagem positiva de que é necessário vacinar para combater a pandemia. Existem muitas teorias que falam sobre isso. A Teoria da Difusão mostra o quão representativo é você pegar uma pessoa de atitude destaque, que é midiática, e o quanto que uma dela representa numa mudança do comportamento da população como um todo ", pontua.
 


Comentários