“A Bahia trabalha para salvar vidas”, diz Rui Costa ao anunciar que Estado terá mais de 50 mil profissionais na operação de vacinação
O governador da Bahia informou que só falta a vacina chegar para iniciar a imunização contra a covid-19 nos 417 municípios baianos

Foto: Foto de Gilberto Junior - Farol da Bahia
O governador da Bahia Rui Costa (PT) informou através do Twitter nesta sexta-feira (15), que o estado já está preparado para a vacinação contra a Covid-19. Segundo o gestor, só falta a vacina chegar para iniciar a imunização nos 417 municípios baianos.
“Teremos mais de 5 mil salas de vacina e 50 mil profissionais de saúde. Vamos começar pela distribuição de 10,2 milhões de seringas e agulhas. A Bahia trabalha para salvar vidas. Venceremos esta guerra!”, escreveu Rui Costa.
Início da vacinação no Brasil
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, prometeu a prefeitos iniciar a vacinação contra o novo coronavírus no dia 20 de janeiro, na próxima quarta-feira. De acordo com a Frente Nacional de Prefeitos, que esteve em reunião virtual nesta quinta-feira (14) com o ministro, a vacinação começará para todo o país, às 10h.
o Ministério da Saúde ainda não se manifestou sobre o assunto. Na quinta, a pasta havia informado que prevê o início simultâneo da vacinação contra a covid-19 em todas as capitais de "3 a 5 dias" após o aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Também nesta quinta-feira, A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) notificou o Instituto Butantan e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) sobre a falta de documentação para analisar pedidos de uso emergencial da vacina contra o novo coronavírus. A agência pediu que os documentos fossem enviados ainda nesta quinta-feira.
Ambos os laboratórios pediram uso emergencial de vacina (para grupos de risco) na semana passada. O órgão vai se manifestar pela autorização ou não no próximo domingo (17). A previsão é que com o aval da agência, a vacinação tenha início em até cinco dias.