A cada 4 brasileiros, 3 já voltaram à vida pré-pandemia, diz pesquisa
Dos que já voltaram, a maioria são a maioria, homens, entre 35 e 49 anos

Foto: Reprodução/Getty Images
A pesquisa intitulada "Covid-19: A pandemia um dia acabará?" apontou que, entre os 33 países entrevistados, o Brasil é o quarto com maior índice de pessoas que já voltaram à vida normal, representada por 25% da população, ou seja, três em casa quatro brasileiros. A média global é de 14%.
Em relação ao retorno da vida normal, que envolve o trabalho presencial, encontros com amigos e família, shows e aglomerações diversas, o Brasil só fica atrás de Dinamarca (38%), Arábia Saudita (36%) e Polônia (29%). Dois deles sofrem com novas ondas da doença.
Os acontecimentos de novos surtos na Europa, por exemplo, podem alertar o governo brasileiro quanto à necessidade de manter restrições, que auxiliam a evitar um novo aumento no número de casos da doença. A maioria dos entrevistados acredita que a pandemia só acabará quando 3/4 da população estiver vacinada.
Porém, outros 15% não acreditam que o fim está próximo e definem que voltarão ao normal daqui mais de um ano; e 3% aceitaram que a vida nunca voltará a ser a mesma.
Dos que afirmaram já estarem curtindo a vida normal, são a maioria, homens (15%), entre 35 e 49 anos (30%), com baixa renda familiar (15%) e pouco estudo formal (16%).
O levantamento feito pela empresa de pesquisa Ipsos entrevistou 22.033 adultos de 33 países entre 22 de outubro e 5 de novembro. No Brasil foram mil entrevistados. O estudo foi publicado nesta sexta-feira (10).