Abertura dos Jogos de Inverno de Pequim é marcada com cerimônia no Ninho do Pássaro
A festa teve como inspiração o Ano-Novo Lunar, quando os chineses festejam a mudança de ciclo em data diferente do calendário gregoriano

Foto: Reprodução
A abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno 2022, nesta sexta-feira (4), foi marcada por uma cerimônia no Estádio Nacional de Pequim, conhecido como Ninho do Pássaro. Ao todo, mais de 3 mil atletas competirão em 15 modalidades. O estádio já foi palco da Olimpíada de 2008, também disputada na capital chinesa.
Mesmo sem ter tradição em competições de inverno, o Brasil esteve representado na disputa. A delegação brasileira foi a 16ª a desfilar no Ninho do Pássaro.
A festa teve como inspiração o Ano-Novo Lunar, quando os chineses comemoram a mudança de ciclo em uma data diferente do calendário gregoriano, utilizado na maior parte do mundo. O novo ano começou no dia 1 de fevereiro, e as comemorações no país duram semanas e fazem parte de uma das tradições mais antigas do país. O calendário chinês entrou no ano 4720, ano do Tigre segundo o horóscopo tradicional local, figura evocada na abertura.
Neste ano, o Brasil levou 11 atletas para a competição. Quando comparado como os mais de 300 atletas classificados para a Olimpíada de Tóquio, no ano passado, o número pode parecer pequeno, mas ele mostra um aumento em relação a outras edições de inverno.
Em Pequim, os atletas brasileiros competirão em cinco modalidades: os esquis cross country, alpino e estilo livre moguls, o bobsled e o skeleton.
As disputas foram iniciadas na quinta-feira (3), antes da abertura oficial, com classificatórias do curling, do esqui, do hóquei de gelo e da patinação artística. A estreia brasileira veio com Sabrina Cass, de apenas 19 anos. Ela que compete no esqui estilo livre moguls, ficou em 21º lugar e disputa a segunda classificatória no domingo (6). Os Jogos vão até o dia 20 de fevereiro.