Abraciclo: produção de motocicletas aumenta 18% no primeiro semestre de 2022

Categoria mais vendida foi a de uso em cidades

Por Da Redação, Agência Brasil
Às

Abraciclo: produção de motocicletas aumenta 18% no primeiro semestre de 2022

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), divulgados nessa terça-feira (12), mostram que a produção de motocicletas alcançou as 671.293 unidades no primeiro semestre deste ano, 18% a mais do que as 568.863 produzidas no mesmo período do ano passado.

Em junho, 101.695 motocicletas saíram das linhas de montagem. O número representa uma queda de 21,6% na comparação com maio, quando foram produzidas 129.781 motocicletas, e de 3,6% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando a produção foi de 105.450.

No acumulado do ano, as vendas totalizaram 636.565 unidades. Isso representa um aumento de 23,1% na comparação com o mesmo período de 2021, quando foram licenciadas 517.154 motocicletas. Em junho, houve queda de 9,4% nos emplacamentos com um total de 20.841 unidades ante as 133.344 unidades de maio. Com relação ao mesmo mês do ano passado (106.680 motocicletas) houve alta de 13,3%.

Segundo o balanço, a categoria mais vendida foi a street (conhecidas também como city, são desenhadas para uso nas cidades) com 59.364 unidades e 49,1% de participação no mercado, seguida pela trail (motos mais leves, com suspensão de curso longo e para-lamas altos) que teve 24.213 motocicletas vendidas e foi 20% do mercado. A Motoneta aparece em terceiro lugar, com 18.169 unidades e 15% de participação nas vendas.

As motocicletas de baixa cilindrada (até 160) chegaram às 100.499 unidades vendidas, o que representa 83,1% do mercado. Para as vendas a nova perspectiva é de que os licenciamentos alcancem 1.260.000 unidades, crescimento de 8,9% na comparação com o ano passado (1.156.776 motocicletas emplacadas). Para as exportações, a estimativa é de que sejam embarcadas 56.000 motocicletas, o que corresponde a uma alta de 4,7% em relação às 53.476 unidades exportadas no ano passado. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.