• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Ação contra furto de água prende seis pessoas em chácara de alto padrão em Vitória da Conquista

Ação contra furto de água prende seis pessoas em chácara de alto padrão em Vitória da Conquista

"Operação Hydor" aconteceu nesta sexta-feira (17)

Por Da Redação
Às

Ação contra furto de água prende seis pessoas em chácara de alto padrão em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação/ Ascom PCBA

A Polícia Civil prendeu seis pessoas durante uma operação contra furto de água em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, nesta sexta-feira (17). A ação, batizada de “Operação Hydor”, teve como principal alvo uma chácara de alto padrão no bairro Lagoa das Flores, onde foram identificadas ligações clandestinas que abasteciam pelo menos 50 imóveis.

A operação foi conduzida pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), em parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Segundo a companhia, o volume de água disponibilizado para o bairro saltou de 1 milhão para 4 milhões de metros cúbicos diários em 2025, mas cerca de 60% desse total era perdido por causa das ligações irregulares.

De acordo com Manoel Marques, gerente regional da Embasa, os suspeitos perfuraram uma subadutora de 300 milímetros, instalada em 2023, e criaram ramais clandestinos para desviar a água: “As pessoas entroncaram ramais nessa adutora e saíram distribuindo água pela rua”, explicou o gerente à TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia.

Ainda conforme informações apuradas pela TV Sudoeste, a água desviada era usada para diferentes finalidades, incluindo irrigação de hortas e o enchimento de piscinas em imóveis de luxo: “Temos situações de todo tipo: uso para irrigação, consumo e até em casas com piscina. Isso não será tolerado pela empresa”, afirmou Marques.

A Embasa destacou que, além do prejuízo no abastecimento regular, as intervenções ilegais colocam em risco a qualidade da água, por aumentarem as chances de contaminação.

Os seis presos durante a “Operação Hydor” vão responder por furto qualificado e contaminação de água potável, crimes previstos no Código Penal.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.