ACM Neto anuncia Programa de atenção básica que garante atendimento domiciliar a paciente com a covid-19

O prefeito lançou o Programa Salvador Protege nesta quinta-feira (18)

[ACM Neto anuncia Programa de atenção básica que garante atendimento domiciliar a paciente com a covid-19]

FOTO: Reprodução

O prefeito de Salvador, ACM Neto, lançou nesta quinta-feira (18), o novo Programa da atenção básica de saúde, voltado ao combate ao coronavírus, chamado de Salvador Protege. Segundo o prefeito, “o Programa começa a ter aplicação no enfrentamento da covi19, e terá um papel fundamental neste período, mas ele vem pra ficar. É o passo mais significativo que vamos dar no trabalho de atenção básica direto com as famílias e comunidades”.  

O Programa vai obedecer o fluxo, que se inicia com o acolhimento e avaliação na unidade básica de saúde dos pacientes com suspeita da covid-19. O atendimento será realizado em uma área protegida e isolada. Após a avaliação, o paciente sem sinal de gravidade será acompanhado no isolamento domiciliar. Será realizado o atendimento remoto a cada 48h (telemedicina) pelos profissionais da unidade. Se vencer o prazo da contaminação e a pessoa não apresentar nenhum agravamento, ela vai ter alta segura. Caso ao longo do processo o paciente apresentar agravamento, a pessoa é encaminhada imediatamente para uma UPA. acompanhado até o último dia

O Salvador Protege vai ser implementado de forma gradual nas 149 unidades de saúde. Vai começar inicialmente em 22 unidades. O Programa tem 1551 profissionais envolvidos e pretende atender cerca de 256 mil pessoas.  

Alguns bairros que já serão contemplados com o Salvador Protege são: Alto do Coqueirinho, Arenoso, Boca do Rio, Canabrava, Fazenda Grande do Retiro, Itapuã, São Marcos, Sete de Abril, Matatu, Pau da Lima, Pelourinho, Cajazeiras IV e V, Candeal Pequeno, Retiro, Garcia, entre outros.

“O Programa Salvador Protege é uma conquista permanente, vai nos permitir o acompanhamento de todas as famílias sem que estejam dentro do posto de saúde, trabalho de prevenção, levando a unidade para dentro da casa da pessoa”, garantiu ACM Neto. 
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Lira atrasa instalação de grupo sobre fake news, e assunto trava na Câmara]

A ideia de retomar as discussões sobre o PL, que está travado na Casa há quase um ano sem consenso

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!