Acordo entre Mercosul e Coreia do Sul seria benéfico para Brasil, aponta Ipea

Iniciativa contribuiria para aumento das exportações, produção e atração de investimento

Por Da Redação
Ás

Acordo entre Mercosul e Coreia do Sul seria benéfico para Brasil, aponta Ipea

Foto: Reprodução

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) concluiu que um acordo comercial entre o Mercosul e a Coreia do Sul seria benéfico para o Brasil e contribuiria para o aumento das exportações, produção e atração de investimento. As informações são do jornal Estado de S.Paulo. 

A indústria brasileira é contrária ao acordo com o país asiático, segundo a reportagem do jornal, no entanto, segundo o estudo, ao reduzir as tarifas, todos os ramos de atividade aumentam a produção. As exportações também aumentam para todos, com exceção da indústria extrativa, que teria uma leve queda nas vendas ao exterior ao final do período de 20 anos.

A estimativa é que nesse período, o acordo, nos termos que estão sendo negociados, leve a um crescimento de 49% nas exportações do Brasil para a Coreia, na comparação com o que ocorreria sem o fim das barreiras. As vendas do país asiático para os brasileiros aumentariam 250%.

O acordo com os sul-coreanos vem sendo negociado pelo Brasil e Uruguai, mas tem a opção da Argentina. Porém, pelas regras do Mercosul, porém, os acordos tarifários só podem ser firmados com países de fora do bloco com o aval de todos os membros.

Segundo o estudo do Ipea, o PIB brasileiro teria um incremento de R$ 66 bilhões (0,49%) e de 1,16% sem investimento e 0,32% no salário real com a implementação total do acordo, em 20 anos.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário