Acordo entre UE e Mercosul é discutido por Ministros europeus

A França foi um dos países que se opuseram à ratificação do acordo, exigindo uma mudança na política ambiental brasileira

Por Da Redação
Ás

Acordo entre UE e Mercosul é discutido por Ministros europeus

Foto: Reprodução

O acordo entre a União Europeia e o Mercosul, será discutido nesta nesta quinta-feira (20), em uma reunião do conselho de ministros das Relações Internacionais  dos países do bloco. O órgão é composto por representantes de 27 países, que deve aprovar o acordo para que no fim das negociações venha ter tenha validade. 

A negociação para que seja retirada as  tarifárias entre os países dos blocos da América do Sul e da Europa, se encontra em um impasse envolvendo a política ambiental brasileira. Os desmatamentos e faltas de resultados nas metas do governo acabaram provocando pressões contrárias ao acordo no outro continente.

A Europa tem como objetivo, Incluir exigências de medidas de preservação ambiental no texto para que elas sejam colocadas em prática. A comissão Europeia está compondo o texto legal do acordo, e adicionando ao texto, um anexo de compromissos ambientais adicionais. 

A união Europeia está em busca de compromissos significativos sobre mudança climática e desmatamento do Brasil e outros países do Mercosul até o final de 2021. Segundo eles, será preciso incluir ferramentas para monitorar e garantir se os compromissos estão sendo cumpridos, em relação ao desmatamento.

O governo da França informou nesta quinta-feira que o ministro das Relações Exteriores do país, Franck Riester, reafirmará a posição de que o tratado não pode ser ratificado como está. Ano passado, o país foi um dos que se opuseram à ratificação do acordo, exigindo uma mudança na política ambiental brasileira. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário