China divulga as primeiras imagens tiradas por seu robô em Marte
Primeira imagem mostra uma rampa e a superfície plana do planeta

Foto: Reprodução/Inverse
A China divulgou as primeiras imagens tiradas por seu rover em Marte, o Zhurong. A primeira, uma imagem em preto e branco obtida pela câmera de prevenção de obstáculos do rover, mostra uma rampa e a superfície plana do planeta, onde o aparelho pousou no sábado (15).
A segunda, uma imagem colorida obtida por uma câmera de navegação da parte traseira do veículo espacial movido a energia solar, mostrou que o painel solar e a antena estão abertos normalmente, disse a Administração Espacial Nacional da China na quarta-feira (19).
A agência espacial declarou que o Zhurong, batizado em homenagem a um deus do fogo na mitologia chinesa, estava se preparando para deixar a sonda e dirigir-se à superfície de Marte, onde vai iniciar a patrulha e exploração em busca de sinais ou evidências de vida antiga no planeta vermelho pelos próximos três meses.
A missão da China em Marte conseguiu entrar na órbita do planeta e pousar um rover que pode atravessar a superfície marciana na primeira tentativa. Foram necessárias várias missões da Nasa para concluir essas etapas desafiadoras, embora décadas antes da China, entre 1971 e 1997.
Embora o Zhurong da China não seja tão avançado tecnologicamente quanto o Perseverance da Nasa, que também está andando na superfície de Marte, sua presença envia um sinal claro de que as capacidades espaciais da China estão alcançando as dos Estados Unidos.
O rover, que pesa cerca de 240 gramas e está equipado com seis instrumentos científicos, foi lançado de Hainan, na China, em 23 de julho de 2020. O rover passou sete meses em rota para Marte antes de entrar em sua órbita em fevereiro.