Acumulado da exportação de milho do Brasil dispara na 2ª semana de fevereiro e já supera total do mesmo mês de 2022
Brasil deve enviar 50 milhões de toneladas ao mercado internacional no ano-safra 2022/23

Foto: CNA/Wenderson Araujo/Trilux
Dados divulgados pelo Governo Federal nesta segunda-feira (13) revelaram que o acumulado de duas semanas da exportação de milho do Brasil em fevereiro deste ano já supera o volume de exportação total do mês de fevereiro de 2022.
Segundo o Governo, o país exportou 1,26 milhão de toneladas no acumulado de duas semanas de fevereiro deste ano, o número já supera o volume de 768,4 mil toneladas embarcado no total de fevereiro do ano passado.
A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) informou que a média diária de exportações do cereal alcançou 158,2 mil toneladas até a segunda semana deste mês, um aumento em relação ao volume de 40,4 mil por dia do mesmo mês completo de 2022.
O bom momento se dá pelos estoques maiores de milho oriundos de uma colheita cheia na segunda safra de 2022 e uma demanda adicional da China, que passou a adquirir grandes volumes desde que abriu seu mercado para o cereal brasileiro, no fim de 2022.
Os exportadores brasileiros devem enviar 50 milhões de toneladas de milho ao mercado internacional no ano-safra 2022/23 (outubro/setembro), contra 48,9 milhões de toneladas do principal concorrente, Estados Unidos, conquistando assim a liderança da exportação do cereal no mundo, conforme projeção do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).