• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Acusado de "comportamento ambíguo", arcebispo de Paris renuncia ao cargo

Acusado de "comportamento ambíguo", arcebispo de Paris renuncia ao cargo

Caso aconteceu em 2012; Papa deve decidir se aceita ou não o pedido de renúncia

Por Da Redação
Ás

Acusado de "comportamento ambíguo", arcebispo de Paris renuncia ao cargo

Foto: Chesnot/Getty Images

O arcebispo de Paris, Michel Aupetit, apresentou sua renúncia ao Papa Francisco nesta sexta-feira (26), segundo informações da diocese da capital francesa. 

A diocese admitiu, em comunicado, que o arcebispo de comportou "ambiguamente" com uma mulher em 2012. Somente o Papa poderá decidir se o pedido será aceito ou rejeitado. 

O caso se dá em um momento delicado entre os católicos franceses, visto que uma comissão independente da Igreja divulgou um relatório, em outubro, estimando que padres e religiosos abusaram de cerca de 216 mil menores na França entre 1950 e 2020. O Pontífice, na época, afirmou estar envergonhado com os escândalos. 

Na quarta-feira (24), o semanário Le Point afirmou em publicação que o arcebispo teria tido uma relação íntima e consensual com uma mulher em 2012, referindo-se a um e-mail que havia enviado por engano e que não deixava margem para dúvidas. 

Aupetit é arcebispo da capital francesa desde 2017 e "propôs ao papa apresentar sua renúncia" por meio de "uma carta enviada esta semana", informou a diocese de Paris à AFP, confirmando informações do jornal Le Figaro. A diocese informou ainda que o “comportamento ambíguo” não foi "nem um caso de amor" nem uma "relação sexual". 

“Reconheço que meu comportamento com ela pode ser ambíguo, implicando assim a existência de um relacionamento íntimo e relações sexuais entre nós, o que eu nego veementemente” disse Aupetit ao Le Point. 

O pedido de demissão "não é uma confissão de culpa, mas um gesto de humildade", explicou a diocese, elaborando que o gesto de Aupetit hoje pode ser devido ao fato de que ele entende que, assim, evita perturbar os católicos de sua diocese.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário