Adab alerta para o surgimento de moscas que matam animais e até humanos
Prejuízos já estão sendo vistos no interior do estado

Foto: Reprodução/Manchete do Dia
A mosca-dos-estábulos (Stomoxys calcitrans) é um poderoso vetor de transmissão de doenças que tem se multiplicado por várias regiões do interior da Bahia. Os produtores contabilizam os prejuízos dos reincidentes ataques que já ultrapassam noventa dias, tempo muito maior do que o registrado em anos anteriores.
O diretor geral da Adab (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), Maurício Bacelar, afirmou que o órgão tem intensificado a realização de blitzes fixas e móveis para averiguar o transporte correto e a apresentação das GTR (Guias de Transporte Residuais) das camas-de-aviário.
Especialistas reforçam que nos períodos chuvosos, quando são registradas alta umidade e baixa temperatura, também é alta a proliferação dos insetos, considerados vampiros, pois se alimentam do sangue das vítimas, especialmente os animais de criação.
Ações educativas também estão programadas para orientar o manejo adequado para conter a proliferação da espécie, responsável ainda pelo ataque às lavouras em Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Valença, Tancredo Neves, Mucuri e outras cidades.