Adesão aos bancos digitais cresceu 73% no Brasil, aponta pesquisa
Brasileiros aderiram o formato digital exclusivamente

Foto: Reprodução/Banco de Imagens
Um estudo do Global Digital Banking de 2021, divulgado recentemente, apontou um crescimento de 73% no número de brasileiros com conta somente neste formato, entre 2018 e 2020. Dentre os motivos que impulsionaram o crescimento está a pandemia da Covid-19 e o isolamento social.
Segundo o levantamento, 44% da população brasileira utiliza serviços financeiros com este tipo de tecnologia ante 25,4%, em 2018. No total, o Brasil ocupa a terceira posição de adesão aos bancos digitais, ficando atrás da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes.
Além disso, a Global Digital Banking Index 2021, aponta a utilização do smartphones por mais tempo como um dos fatores que explica o crescimento.
Para o estudo, foram ouvidas mais de 47 mil pessoas em 28 países. Dentre as motivações para adesão aos bancos digitais citadas estão a conveniência e a simplicidade do uso, ótimo custo benefício pela ausência de tarifas, por exemplo, e a comunicação eficiente para a resolução de problemas.
Os bancos digitais com maior adesão no país são o NuBank, com 35 milhões de usuários; seguido pelo Banco Inter, com 12 milhões; Neon, com 10 milhões; Next, com 5,4 milhões; Banco Original, 4,3 milhões e C6, com 4 milhões de usuários.