Aeroporto de Guarulhos poderá ter agentes americanos

Objetivo é a mais rápida identificação de terroristas e infratores

Por Da Redação
Às

Aeroporto de Guarulhos poderá ter agentes americanos

Foto: Skitterphoto from Pexels

Está em processo de negociação o acordo que permitirá agentes da Polícia de Fiscalização Alfandegária e de Fronteiras (CBP) americanos, atuando dentro do Aeroporto Internacional de Guarulhos. A negociação entre Brasil e Estados Unidos, em parceria com a Polícia Federal, permitirá que agentes atuem para identificar criminosos internacionais, terroristas e foragidos de ambos os países. O acordo também visa prevenir a entrada de viajantes considerados de alto risco no Brasil.  

Com o parecer favorável da Advocacia Geral da União e em negociação desde 2018, o acordo será firmado entre a PF e o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos – Homeland Security- trazendo para o Brasil uma iniciativa que já existe com outros países como Alemanha, México, Catar, Espanha, França Holanda Japão e Reino Unido. O serviço de segurança dos Estados Unidos tem programas com características diferentes em alguns destes países. No Brasil, os agentes americanos poderão sugerir que a Polícia Alfandegária Brasileira tome esta ou aquela atitude, mas não poderão efetuar nenhum tipo de medida, uma vez que a Polícia Federal Brasileira é soberana nas decisões.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.