• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • ‘Afeta população de baixa renda’, diz Bolsonaro ao criticar aumento do IOF no governo Lula

‘Afeta população de baixa renda’, diz Bolsonaro ao criticar aumento do IOF no governo Lula

Medida pode ajudar gestão atual a arrecadar até R$ 18 bilhões em 2025

Por Da Redação
Ás

Atualizado
‘Afeta população de baixa renda’, diz Bolsonaro ao criticar aumento do IOF no governo Lula

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira (26), em publicação nas redes sociais, que o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) penaliza a população mais pobre.

“O principal impacto do aumento do IOF recai sobre operações de crédito, como empréstimos pessoais, financiamentos e uso do rotativo do cartão de crédito. Isso afeta especialmente a população de baixa renda, que, muitas vezes, depende desses instrumentos para lidar com imprevistos ou complementar o orçamento mensal”, escreveu.

Ainda segundo Bolsonaro, a alta do IOF eleva os juros pagos pelos consumidores, encarecendo o crédito e dificultando o acesso a bens duráveis e investimentos produtivos de pequenos empreendedores.

Na quinta-feira (22), o governo Lula anunciou um decreto que altera as alíquotas do IOF. As novas regras passaram a valer na sexta-feira (23), com impacto direto em operações de crédito, câmbio e aportes em seguros do tipo VGBL. 

A medida faz parte do esforço para ampliar a arrecadação e pode gerar até R$ 18 bilhões em 2025, segundo estimativa da equipe econômica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário