Agência europeia recomenda aprovação de vacina da Johnson contra Covid-19
Imunizante deve se tornar o 4º a ser aprovado para uso no bloco de países

Foto: Reprodução/Tudo Celular
A Agência Europeia de Medicamentos, órgão regulador de medicamentos da União Europeia recomendou nesta quinta-feira (11) a aprovação condicional da vacina contra Covid-19 da Johnson & Johnson. O imunizante deve se tornar o quarto a ser aprovado para uso no bloco depois das vacinas da Pfizer/BioNTech, AstraZeneca/Oxford e Moderna. Estados Unidos, Canadá e Bahrein também já aprovaram o uso da vacina.
"Com esta última opinião positiva, as autoridades em toda a União Europeia terão outra opção para combater a pandemia e proteger a vida e a saúde de seus cidadãos", disse a diretora-executiva da agência, Emer Cooke. “Esta é a primeira vacina que pode ser usada em dose única.”, reforçou.
A autorização condicional de comercialização na União Europeia permite que um tratamento seja vendido por um ano sem que dados completos sobre sua eficácia e efeitos colaterais estejam disponíveis. O diretor científico da Johnson & Johnson, Paul Stoffels, descreveu a recomendação da agência como um "momento marcante" para a farmacêutica norte-americana e o mundo na luta pelo controle da pandemia.