AGU diz que Saúde não tinha 'expertise' para compra de kit intubação contra Covid-19

Órgão afirma compra de insumos é de responsabilidade de Estados e municípios

[AGU diz que Saúde não tinha 'expertise' para compra de kit intubação contra Covid-19]

FOTO: Reprodução

A Advocacia-Geral da União (AGU) emitiu um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) nessa quarta-feira (7) no qual sustentou que a compra de medicamentos para intubação é de responsabilidade de Estados e municípios e que a ação do governo federal se dá em caráter 'supletivo e eventual, para a superação de medidas à medida que relatados'. 

O documento foi feito em resposta à ação em que o PDT pede a Suprema Corte que obrigue o governo do presidente Jair Bolsonaro a garantir a compra dos insumos no combate à pandemia de Covid-19 em todo o país. 

No parecer, a AGU pontua que o Ministério da Saúde não tem 'expertise' na contratação de tais insumos, nem uma área administrativa encarregada pelas aquisições.

“O Ministério da Saúde é organizado para atuar estrategicamente no setor de saúde. Desse modo, sua estrutura e seus meios são organizados para o nível estratégico organizacional. Assim, para monitorar o nível de consumo e estoques de tais insumos, depende-se de informações precisas, requeridas e precisas dos entes federativos, respeitando como suas autonomias constitucionais, e por meio da colaboração voluntária no compartilhamento de informações ”, diz trecho de nota na pasta que foi reproduzida no parecer da AGU.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!