Alana Maldonado conquista ouro no judô na Paralimpíada
Gabriel Araújo também conquistou seu primeiro ouro, na prova dos 200m livre costas

Foto: Reprodução/ Getty images
Alana Maldonado se tornou a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha de ouro no judô em Paralimpíadas, na categoria B1/B2 até 70kg. A brasileira superou a georgiana Ina Kaldani na decisão por ter aplicado um waza-ari ainda no começo da luta, que terminou sem outras pontuações. O judô paralímpico é disputado por atletas com deficiência visual.
Além de Alana, o brasileiro Gabriel Araújo também conquistou seu primeiro ouro ao triunfar na prova dos 200m livre costas da classe s2 (atletas que não conseguem usar os membros superiores ou inferiores). O atleta de 19 anos já tinha conquistado uma prata nos 100m da mesma classe.
Na estreia, Alana venceu a italiana Matilde Laurie com um ippon aplicado em apenas sete segundos de combate e avançou para a semifinal. Em seguida, cerca de uma hora mais tarde, triunfou também com facilidade Raziye Ulucam, da Turquia, com ippon em um minuto e meio de luta. Na sequência, veio a luta e a vitória sobre Ina Kaldani.
Já Gabriel teve uma largada muito forte e disparou na frente dos outros competidores. Contudo, ao perder tempo nas primeiras viradas, estava atrás do chileno Alberto Abarza na metade da prova. Gabriel conseguiu se recuperar e abriu grande vantagem para os demais na terceira parte. Na última piscina ele inverteu e passou a nadar de frente, em vez de costas como todos faziam até então, lembrando que as disputas de nado livre permitem qualquer estilo, e fechou a prova mantendo a larga vantagem que tinha até então. O tempo final ficou em 4:06.52s, garantindo o segundo ouro do Brasil nas piscinas neste domingo.
A prata ficou com mais um sul-americano, o chileno Alberto Abarza que fez o tempo de 4:14.17s. O bronze foi do russo Vladmir Danilenko, que anotou a marca 4:15.95s. Outro brasileiro na prova, Bruno Becker, ficou na quarta colocação.