• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Além da corrida espacial, SpaceX e Amazon miram internet via satélite

Além da corrida espacial, SpaceX e Amazon miram internet via satélite

O principal objetivo é levar conexão para áreas remotas em todo o planeta

Por Da Redação
Ás

Além da corrida espacial, SpaceX e Amazon miram internet via satélite

Foto: Reprodução

Os bilionários Elon Musk e Jeff Bezos que concorrerem no turismo espacial, agora mantêm uma disputa no ramo de internet via satélite. Ambos atuam nas chamadas "constelações de satélites", onde o principal objetivo é levar conexão para áreas remotas em todo o planeta. 

A SpaceX, de Elon Musk, já lançou mais de 1.800 satélites e está à frente na corrida. A empresa pretende chegar a uma rede com 42.000 equipamentos em operação no espaço, mas aguarda a autorização da Comissão Federal de Comunicações (FCC), equivalente americana da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Já a Amazon, de Jeff Bezos, trabalha no Project Kuiper. A companhia ainda não tem satélites em operação, mas, em novembro de 2021, recebeu autorização da FCC para operar uma constelação com 3.236 unidades.

A internet via satélite já existe há anos, mas Musk, Bezos e outros investem em outro modelo do serviço. Atualmente, a maioria dos provedores desse tipo de rede utiliza grandes satélites em órbita geoestacionária, isto é, que acompanham a rotação da Terra e permanecem sobre uma mesma região.

Já no caso do Starlink e do futuro serviço da Amazon, os satélites ficam na chamada órbita terrestre baixa, mais próxima da Terra. Eles ficam próximos à Estação Espacial Internacional e ao telescópio Hubble. Esses novos satélites devem diminuir a latência, que mostra quanto tempo uma informação leva para sair de um ponto e chegar ao seu destino. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.