• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Além de ultraprocessados, churrasco também causa maior risco de Alzheimer

Além de ultraprocessados, churrasco também causa maior risco de Alzheimer

Estilo de vida pode influenciar em maior ou menor grau risco de desenvolver a doença

Por Da Redação
Ás

Além de ultraprocessados, churrasco também causa maior risco de Alzheimer

Foto: Reprodução/Pixabay

Não é surpresa que alimentos ultraprocessados, como pizza congelada e refeições prontas, aumentam o risco de demências. No entanto, um estudo publicado no Journal of Alzheimer's Disease traz más notícias para os amantes de churrasco, pois esse tipo de alimento também está associado a um maior risco de desenvolver Alzheimer.

Trata-se de uma das doenças neurodegenerativas correspondentes a mais da metade dos casos de demência, segundo o Ministério da Saúde, e, de acordo com cientistas, a dieta adotada por cada um pode influenciar em maior ou menor grau o risco de desenvolver o problema.

Segundo o levantamento, dietas tradicionais seguidas na China, Japão e Índia, juntamente com a dieta mediterrânea, que se caracteriza pelo consumo abundante de vegetais, mostraram potencial para reduzir o risco de desenvolvimento do Alzheimer. O estudo ressalta que as taxas da doença aumentaram gradualmente à medida que esses países adotaram o padrão alimentar ocidental.

Os pesquisadores do estudo observaram que o consumo de carne foi identificado como o principal fator a aumentar o risco dessa forma de demência, contribuindo para fatores como inflamação, resistência à insulina, estresse oxidativo e ingestão de gorduras saturadas. Isso está diretamente relacionado aos alimentos ultraprocessados, que são carentes em vitaminas, componentes anti-inflamatórios e antioxidantes, agravando os riscos de desenvolvimento de obesidade e diabetes, ambos fatores predisponentes para o Alzheimer.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário