• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Ministério da Saúde recomenda nova dose de reforço diante do avanço da subvariante JN.1 da Covid-19

Ministério da Saúde recomenda nova dose de reforço diante do avanço da subvariante JN.1 da Covid-19

Aumento de casos no Brasil impulsiona medida para fortalecer imunidade em grupos específicos

Por Da Redação
Ás

Ministério da Saúde recomenda nova dose de reforço diante do avanço da subvariante JN.1 da Covid-19

Foto: Reprodução/Getty Images

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (6), uma recomendação em meio ao aumento de casos de uma nova subvariante do coronavírus no Brasil. A medida orienta que pessoas com mais de 60 anos e imunossuprimidas recebam uma nova dose de reforço da vacina bivalente, visando intensificar a imunidade contra a Covid-19. As informações são do portal Metrópoles. 

A subvariante JN.1, identificada inicialmente em novembro deste ano, coincidiu com o aumento de casos de Covid-19 no Ceará, principalmente na capital Fortaleza, onde 80% das amostras do vírus coletadas em testes revelaram a presença dessa cepa. Originada da variante Pirola (BA.2.86), a JN.1 apresenta uma mutação adicional na proteína spike, utilizada pelo vírus para se ligar às células humanas.

O virologista Fernando Spilki, coordenador da Rede Corona-Ômica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), destaca que a dispersão ampla da subvariante em outros locais sugere possível maior transmissibilidade, embora esta característica ainda não esteja comprovada.

Em relação aos sintomas, até o momento, não há indícios de que a JN.1 cause manifestações distintas das variantes anteriores ou seja responsável por casos graves. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, os sintomas podem incluir febre, tosse, falta de ar, fadiga, dores musculares, dor de cabeça, perda de paladar ou olfato, dor de garganta, congestão, náusea, vômito e diarreia.

Como medida preventiva, o Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação em dia e práticas não-farmacológicas, como o uso de máscaras em locais fechados e a correta higienização das mãos. Especialmente para indivíduos com sintomas gripais, é recomendado o uso de máscaras, enquanto o isolamento domiciliar por sete dias é indicado para aqueles com teste positivo para a Covid-19, podendo ser reduzido para cinco dias em caso de ausência de febre nas últimas 24 horas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário