Alemanha cogita bloquear Telegram por causa de discursos de ódio e fake news
Aplicativo é um dos ambientes preferidos dos grupos de extrema direita e negacionistas no país

Foto: Christian Wiediger/Unsplash
A Alemanha pode decretar o fim das atividades do Telegram no país devido à disseminação de discursos de ódio contra grupos minoritários e de fake news relacionadas à eficiência das vacinas. A informação foi dada pela ministra do Interior, Nancy Faeser, em comentários publicados nesta quarta-feira (12).
Segundo Faeser, a Alemanha pode fechar o Telegram caso o serviço de mensagens popular entre grupos de extrema direita e pessoas que se opõem a restrições relacionadas à pandemia continuar a violar a lei alemã.
“Não podemos descartar isso”, disse ela ao veículo alemão Die Zeit. “Uma paralisação seria grave e claramente um último recurso. Todas as outras opções devem ser esgotadas primeiro.”
A ministra acrescentou ainda que a Alemanha estava discutindo com seus parceiros da União Europeia sobre como regular o Telegram.