• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Alemanha não anuncia recursos imediatos ao fundo de florestas lançado por Lula

Alemanha não anuncia recursos imediatos ao fundo de florestas lançado por Lula

País seguiu os passos do Reino Unido, que também não fez uma promessa imediata de aporte financeiro

Por Da Redação
Às

Alemanha não anuncia recursos imediatos ao fundo de florestas lançado por Lula

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O chanceler alemão Friedrich Merz afirmou hoje que a Alemanha apoia o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), uma iniciativa do governo brasileiro para remunerar países que mantêm suas florestas de pé, mas que por hora o país não vai anunciar aportes ao mecanismo. “Vamos discutir isso com o nosso ministro de Finanças e isso leva tempo”, disse Merz.

Havia uma preocupação de que a Alemanha seguisse os passos do Reino Unido, que nesta quinta-feira, 6, também decepcionou as expectativas brasileiras de uma promessa imediata de recursos. A preocupação se provou consistente, portanto.

Merz afirmou, no entanto, que no momento certo a Alemanha vai fazer um aporte “significativo” no fundo. “E quando na Alemanha dizemos que um investimento será significativo, é porque será mesmo.”

O anúncio de Merz foi feito logo após um encontro bilateral com o presidente Lula em meio à Cúpula de Líderes que acontece às vésperas da COP30, a Conferência do Clima da ONU em Belém, no Pará.

Portugal investirá 1 milhão de euros em fundo florestal lançado por Lula

O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, anunciou o aporte de 1 milhão de euros ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). A decisão foi fechada na quinta-feira (6), durante a Cúpula do Clima, no Pará, para sinalizar apoio à maior demanda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o evento.

Já a França anunciou a doação de 500 milhões de euros. A meta estabelecida pelo Brasil é encerrar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) com 10 bilhões de dólares captados.

Ainda nesta quinta, o presidente Lula oferecerá um almoço aos representantes de países que sinalizaram envio de verba, mas o Itamaraty segurou a lista.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário