Alemanha propõe etíope Tedros para novo mandato à frente da OMS
O atual diretor-geral, no cargo desde julho de 2017, deve ser o único a concorrer à liderança

Foto: Reprodução/G1
A Alemanha informou hoje (22) que vai propor uma candidatura para um segundo mandato do atual diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), o etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus.
"A Alemanha nomeia Tedros para outro mandato", disse um porta-voz do Ministério da Saúde alemão.
O apoio oficial de um país é fundamental para se eleger a candidato da agência da ONU. Tedros, no cargo desde julho de 2017, deve ser o único a concorrer à liderança da OMS.
O atual diretor-geral tornou-se em 2017 o primeiro africano a assumir a liderança da agência das Nações Unidas, na primeira linha desde o início da pandemia da covid-19.
Ainda não existe declaração oficial do diplomata sobre um segundo mandato de cinco anos, mas fontes diplomáticas declararam que ele será candidato, segundo a agência France-Presse.
Os Estados membros da OMS têm até às 16:00 TMG (17:00 em Lisboa) desta quinta-feira para anunciar os candidatos ao cargo de diretor-geral, mas os nomes só serão anunciados no início de novembro.
Os Estados membros da OMS, com sede em Genebra, escolherão o próximo diretor-geral da organização por votação secreta, durante a Assembleia Mundial de Saúde em maio.