Alimentação vegana: Conheça alguns substitutos dos ovos

A linhaça e a água da cozedura do grão-de-bico estão entre os substitutos

[Alimentação vegana: Conheça alguns substitutos dos ovos]

FOTO: Reprodução

Quando escolhemos uma alimentação vegana nos deparamos com alguns desafios. O ovo é um deles. Quais as alternativas ideais para substituí-lo? A linhaça e a água da cozedura do grão-de-bico estão entre os substitutos. 

Eles não substituem o sabor nem as propriedades nutricionais do ovo. Trazem novos nutrientes e também a certeza de um consumo responsável.

“Ovos” de linhaça ou chia
Use uma proporção de uma colher de sopa de linhaça moída para três colheres de água. Misture e deixe repousar uns minutos, irá formar-se uma goma em tudo semelhante à textura do ovo batido.

Este preparado substitui os ovos na confecção de todas as receitas, sendo que temos as propriedades positivas do consumo da linhaça (das principais é a presença de Ómega-3). Se optar pela chia o processo é igual, mas estas sementes não precisam estar trituradas.

Tofu
O tofu tem componentes nutricionais bastante interessantes, pelo elevado índice de presença de proteína e pouca gordura. E também substitui o ovo. Um quarto de chávena de tofu batido equivale a um ovo.
Use apenas tofu fresco biológico e de proveniência certificada.

Bicabornato de sódio com vinagre
Esta substituição é usada em sobremesas, misturando uma colher de bicarbonato de sódio e uma de vinagre. O resultado é uma pasta que substitui o ovo na sua função de ajudar a crescer os bolos, por exemplo.

Banana
Quando temos bananas bastante maduras, se as esmagarmos a textura fica semelhante a ovo batido. Aí temos uma ajuda preciosa quando queremos substituir o ovo, com a vantagem da frutose (açúcar da fruta) que nos ajuda também a adoçar o preparado.


 


Comentários