Como aproveitar o friozinho do inverno com vinho e churrasco em casa?

Com delivery programado e combos para todos os gostos, o Prime Meat Club reúne dicas de harmonização entre carnes e vinhos

[Como aproveitar o friozinho do inverno com vinho e churrasco em casa?]

churrasco costuma ser associado diretamente com cerveja, música e diversão. Porém, há quem prefira um bom vinho para acompanhar as carnes, principalmente com a chegada do inverno, quando a temperatura fica ainda mais propícia para degustar a bebida em casa com uma saborosa carne na brasa. Como toda harmonização, é preciso levar em conta vários fatores. A essência do churrasco é a preparação rústica da carne, diretamente ao fogo ou brasa, com pouco ou nenhum tempero, sabor tostado ou defumado. Por isso, é importante que o vinho siga a mesma essência, preservando as características originais de sabor, textura e aroma do corte. Os cortes de churrasco costumam pedir vinhos com corpo no mínimo médio, pois, quanto mais estruturada a carne, mais encorpado o vinho. Pensando nisso, o Prime Meat Club, boutique especializada em cortes de carnes selecionados e de alta qualidade, separou algumas dicas de harmonização para aproveitar o friozinho da estação mais romântica do ano em grande estilo.

Carnes vermelhas

Cada corte tem sabor, textura, gordura e suculência próprios. O tanino ajuda na mastigação da carne. Por isso, corpo, acidez e taninos altos, a exemplo do Tannat, harmonizam com carnes duras com gordura, como o cupim, enquanto as carnes macias sem gordura, a exemplo do filé mignon, pedem vinhos com menos tanino. Merlot e Malbec sempre vão muito bem com picanha, maminha e carnes vermelhas em geral. Se você vai preparar uma peça de filé mignon, também são indicados o Pinot Noir e o Chardonnay. Já o contrafilé combina com Sirah, enquanto o cupim harmoniza muito bem com Cabernet franc e Carménêre. Mas, se você tem um churrasco com diferentes peças, vale a pena investir em uma garrafa de Rosé ou Cabernet Sauvignon. Ela é mais equilibrada e fácil de harmonizar com os vários sabores que saem do fogo.

Carne de Porco

Com carnes de porco, tente valorizar com vinhos de taninos mais suaves, porque são peças delicadas e que podem ter seu sabor comprometido com uvas mais fortes. Boas opções são espumante brut, rosé e tinto; branco ou tinto ácido. A costelinha de porco combina muito bem com uma garrafa de Cabernet Sauvignon, Sirah e Tannat.

Carne de frango

Por ser uma carne branca e leve, o vinho recomendado é um branco não muito encorpado. O que aporta sabor ao filé de peito de frango é o tempero utilizado, então o exemplar deve ser escolhido com base nesse ingrediente. Para carnes servidas sem molho, opte sempre por uvas brancas e discretamente marcantes, como as presentes nos espumantes brut ou nos vinhos feitos com Chardonnay. Com molhos suaves, harmonize com uvas igualmente leves, como a Pinot Noir ou Merlot. Os molhos apimentados combinam muito bem com os brancos feitos com Riesling. Molhos cítricos, por sua vez, devem ser harmonizados com brancos feitos com Sauvignon Blanc.

Peixes

Para esse tipo de prato, os vinhos certos são sempre os mais suaves, como os brancos, que não comprometem seu sabor discreto. Os rótulos de vinho branco feitos com a uva Sauvignon Blanc são uma boa pedida, mas peixes também harmonizam com delicados espumantes. Ao grelhar o salmão, as fibras ficam mais tenras e secas, preservando os aromas e sabores próprios do peixe. Para harmonizar, também são muito indicados os vinhos com notas cítricas e de frutas brancas, com acidez agradável, como os das uvas Chardonnay e Pinot Grigio.

Cortes de carne variados

Já acompanhamentos como o panaché de legumes, queijo coalho e pão de alho combinam com vinho branco jovem e frutado, rosé e espumante brut. Se você vai fazer um churrasco com cortes de carne variados, incluindo carnes de porco e peixe, é importante escolher um vinho abrangente também. Invista nos rosés, tintos intermediários, como Merlot ou Malbec, e, claro, não se esqueça dos espumantes. Os espumantes do tipo brut, mais secos, ajudam a equilibrar o sabor de gordura das carnes, limpando seu paladar para o próximo pedaço. Nesse sentido, vinhos brancos mais ácidos e bem gelados também podem ajudar a trazer mais frescor para o paladar.

Como faço minha encomenda?

As encomendas podem ser feitas através do whatsapp (71) 99967-3458, com entrega grátis para pedidos a partir de R$ 200. Pedidos abaixo desse valor, consultar a taxa de entrega por bairros. As entregas são realizadas de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h, em toda Salvador e Região Metropolitana. Para mais informações, acessar o Instagram @primemeatclub.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

O órgão pede ao ministro Alexandre de Moraes que encaminhe as informações para o Ministério Público Federal

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!