Alinhamento de Júpiter e Saturno proporcionará um dos maiores eventos astronômicos
Fenômeno que ocorreu há 400 anos, poderá ser visto no dia 21 de dezembro

Foto: Reprodução
A "grande conjunção", é assim que é chamado o fenômeno astronômico no qual Júpiter e Saturno estarão alinhados de tal forma que vão parecer formar um planeta "duplo" no próximo dia 21 de dezembro. O último evento como esse ocorreu há 400 anos.
Embora os dois planetas se encontrem a cada 20 anos, este ano de 2020 é diferente. Fazem pelo menos 400 anos que ambos estiveram tão próximos e cerca de 800 anos desde que o evento aconteceu à noite, segundo a Nasa, agência espacial dos Estados Unidos.
Para aproveitar a oportunidade histórica, que alguns astrônomos apelidaram de "Estrela de Natal", confira a seguir quando ele poderá ser observado:
De qualquer lugar do planeta Terra, a grande conjunção será visível cerca de uma hora após o pôr do sol. Mas, para que a visibilidade do evento seja clara, é necessários que as condições meteorológicas estejam boas e que o céu esteja limpo.
Devido à sua luminosidade, o fenômeno poderá ser visto sem binóculos ou telescópio. Basta olhar para o oeste, mas é importante que você o faça de um lugar claro como um parque ou um piso elevado, sem nada à sua frente que obstrua sua visão e, se possível, com pouca poluição luminosa.
Caso o tempo não esteja bom ou surja outros empecilhos, a opção é visitar a página de um observatório internacional, como o Observatório Lowell, no Arizona, EUA, que fará a transmissão ao vivo.