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Google e Facebook são processadas nos EUA por manipulação de venda de anúncios on-line

Ação foi realizada por 10 Estados norte-americanos

Por Da Redação
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Google e Facebook são processadas nos EUA por manipulação de venda de anúncios on-line

Foto: Reuters

Procuradores de 10 Estados norte-americanos entraram na última quarta-feira (16), com uma ação contra o Facebook e o Google por abuso de monopólio em anúncios on-line. De acordo com a acusação, as redes sociais usaram uma série de acordos para consolidar o poder de mercado ilegalmente. Além disso, os Estados afirmaram que o Google superfaturou anúncios e “derrotou” rivais que tentaram desafiar o domínio da empresa. 

“Hoje, estamos entrando com uma ação judicial contra o Google por conduta anticompetitiva. Este Golias da Internet usou seu poder para manipular o mercado, destruir a concorrência e prejudicar VOCÊ, o consumidor”, disse o procurador-geral do Texas, Ken Paxton, que lidera a aliança dos Estados.

Além do Texas, Arkansas, Idaho, Indiana, Kentucky, Mississippi, Missouri, Dakota do Norte, Dakota do Sul e Utah fazem parte da aliança. De acordo com o procurador-geral do estado, Ken Paxton, que lidera a ação, o Google "repete seu poder monopolista para controlar preços e engajar-se em conluios de mercado para manipular licitações, em uma violação violação da Justiça".

Ainda segundo o processo, Google e Facebook armaram um esquema para manipularem os leilões de espaço de propaganda no lucrativo mercado de publicidade on-line, principal fonte de receita de ambos. Google e Facebook competem fortemente em vendas de anúncios na internet, capturando, juntos, mais da metade do mercado global. As duas empresas fecharam um acordo divulgado em 2018 para começar a dar aos anunciantes do Facebook a opção de colocar anúncios dentro da rede de parceiros de publicar do Google, diz o processo. 

Em nota, o Google afirmou que as alegações “não têm fundamento“. Leia a íntegra:

“As alegações do Procurador-Geral Paxton sobre tecnologia de publicidade não têm fundamento, mas ele decidiu seguir adiante, apesar de todos os fatos contrários. Investimos em serviços de tecnologia de publicidade modernos que ajudam empresas e beneficiam os consumidores. Os preços dos anúncios digitais caíram na última década. As taxas cobradas por esses serviços de tecnologia de publicidade também estão caindo e os valores dos serviços do Google são menores do que a média da indústria. Esses são sinais de uma indústria altamente competitiva. Vamos nos defender fortemente dessas alegações infundadas no tribunal“.
 

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