Aluno denunciado por racismo na UFRB tem matrícula suspensa

Danilo Araújo de Góis também está proibido de frequentar a instituição

Por Da Redação
Às

Aluno denunciado por racismo na UFRB tem matrícula suspensa

Foto: Reprodução

O estudante Danilo Araújo de Góis, denunciado por racismo dentro do campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), teve a matrícula suspensa e está proibido de frequentar as instalações do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), onde ocorreu o caso. Segundo a URFB, a decisão considerou a impossibilidade da conclusão do inquérito administrativo que apura o caso de racismo devido a suspensão das atividades presenciais durante a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O documento foi assinado pelo reitor da universidade em setembro.

O documento assegura que o estudante "abstenha-se de participar de quaisquer das atividades presenciais ou não presenciais (remotas ou online), bem como de comparecer às dependências e aos espaços físicos do CAHL e das Residências Universitárias”. Além disso, a portaria também determina a "suspensão da matrícula do referido estudante no Semestre Acadêmico Suplementar (2020.3), até que seja legalmente possível a conclusão do referido inquérito administrativo".

Caso

De acordo com a  professora da UFRB, Isabel Cristina Ferreira dos Reis, ela sofreu racismo durante a aplicação de provas dentro do campus da instituição na cidade de Cachoeira no dia 9 de dezembro de 2019. Ela denunciou à Polícia Civil. O caso é investigado. 

A docente também entrou com um ação no Ministério Público da Bahia (MP-BA). O crime de racismo foi gravado por estudantes que estavam dentro da sala de aula. As imagens mostram Danilo Araújo de Góis se recusando a pegar a prova na mão da professora e pedindo que ela colocasse o exame em cima da mesa para que ele pudesse pegar.

Ainda no vídeo é possível ver que a coordenadora do curso fala para a professora que é um direito dela continuar na sala sem o aluno. "A senhora, professora, se sente confortável em condições de prosseguir a avaliação com o estudante na sala? Porque é seu direito [que ele saia da sala]”.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário