Relógio de São Pedro tem placa de identificação furtada em Salvador
Monumento passou por reforma recentemente

Foto: Reprodução/TV Bahia
Dois meses após reinauguração, o Relógio de São Pedro teve a placa de identificação, feita de bronze, roubada no início desta semana A placa do monumento histórico, que fica no centro da cidade de Salvador, tinha informações sobre o relógio como, por exemplo, o ano em que ele foi feito e o ano que foi colocado na praça.
No próximo domingo (15), o relógio vai completar 105 anos, dia em que é celebrada a Proclamação da República. De acordo com a Fundação Gregório de Matos (FGM), responsável pelo monumento, já está sendo feito um orçamentário para providenciar a recolocação da placa.
História
A inauguração do monumento ocorreu em 15 de novembro de 1916, no Governo de Antonio Muniz de Aragão, apesar da iniciativa ter partido de J. J. Seabra. Desde o ano de 1999, a manutenção é feita pelo relojoeiro Wilson Ribeiro, que teve orientações técnicas para esse ofício com o antigo responsável pelo serviço. O relógio foi confeccionado em Paris, por Henri Le Pante, e a base escultórica tem a confecção atribuída ao artista Pasquale De Chirico.


