'Amazonia é do povo brasileiro', diz Lula ao comentar sobre internacionalização do território
Ex-presidente diz não aceitar a 'intromissão' de outros países no Brasil

Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert
O ex-presidente Lula (PT) afirmou, em entrevista à Rádio Metropole, nesta quinta-feira (26), que a Amazonia é do povo brasileiro e que o território não deve ser espaço para "intromissão de ninguém". A declaração do petista foi referente a sugestão do presidente da França, Emmanuel Macron, que comentou sobre a internacionalização da Amazônia.
"Eu sou um cara justo. Eu não aceito a intromissão de ninguém no território de outros países. Os americanos ficaram 20 anos no Afeganistão. O que eles fizeram lá? Que os caras foram lá e tomaram outra vez. É igual o Exército faz quando vai na favela do Rio de Janeiro. Usam 2 bilhões, 3 bilhões de reais com um monte de tanque na rua, coloca o pessoal vestido de militar e aí quando vão embora, os bandidos estão todos lá outra vez. Ninguém sai", comparou.
Ao ser questionado sobre a relação que teria com as Forças Armadas, Lula negou ter, apesar de dizer que fez muito pelos militares durante seu mandato. "Eu não tenho relação com as Forças Armadas. Eu tive uma relação quando era presidente da República, cuidei com muito respeito. Sempre os tratei bem. [...] Dei muita coisa para eles e eles merecem.", disse ao completar que os soldados da aeronáutica não tinha salário mínimo e que foi seu governo que instituiu o salário para a classe.
"Se o povo brasileiro me der a supremacia, se eu ser candidato e se eu ganhar. Ai eu vou conversar com eles como 'chefe supremo' das Forças Armadas. E eles vão saber que este país vai ter ordem", garantiu.