Amazônia perdeu 52 milhões de hectares em 40 anos, aponta MapBiomas

Pecuária, agricultura e mineração são os principais responsáveis pela degradação do bioma

Por Da Redação
Às

Amazônia perdeu 52 milhões de hectares em 40 anos, aponta MapBiomas

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

A Amazônia perdeu cerca de 52 milhões de hectares de vegetação nativa nas últimas quatro décadas, segundo levantamento do MapBiomas. A maior parte da perda ocorreu nas florestas, com quase 50 milhões de hectares afetados, o que representa 13% do bioma.

Além disso, 2,6 milhões de hectares de áreas de água, campos alagáveis, apicuns e manguezais desapareceram no mesmo período. Imagens de satélite indicam que 83% das áreas modificadas pela ação humana foram registradas nos últimos 40 anos.

O estudo aponta a pecuária como a principal responsável pela expansão sobre o território, passando de 12,3 milhões de hectares na década de 1980 para 56 milhões em 2024. A agricultura apresentou o crescimento saltando de pouco mais de 3 mil hectares para 352 mil.

Já a mineração avançou significativamente, ocupando 444 mil hectares em 2024, ante 26 mil hectares no início do período analisado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.