Amazônia perdeu em um ano área equivalente à três vezes a capital de São Paulo

Dados recentes alertam para a importância da preservação

[Amazônia perdeu em um ano área equivalente à três vezes a capital de São Paulo]

FOTO: Mario Oliveira/MTUR

Segundo dados publicados pela Rede Simex, neste domingo (5), perdeu, em 12 meses, 4,64 mil km² de madeira, o equivalente a quase três vezes o tamanho da capital de São Paulo. Além disso, em 11% dos locais que registraram esta extração, a prática é proibida. 

Confira 8 alertas feitos no último ano sobre a região Amazônica, de acordo com dados reunidos pelo G1:

- Exploração Madeireira: O número de área explorada é quase três vezes maior que São Paulo, a maior capital do Brasil. Segundo os dados, o Parna dos Campos Amazônicos (AM), unidade de conservação de proteção integral, onde a exploração da madeira é proibida, foi o local que registrou a maior área explorada. 

- Emissões de gases do efeito estufa: As mudanças climáticas, assim como o desmatamento, estão fazendo com que a capacidade da Floresta Amazônica de absorver CO2 seja reduzida. Assimpela primeira vez, a Amazônia passou a emitir mais o gás do que absorver, acelerando o aquecimento global. 

- Fogo, seca e aumento da temperatura: Segundo um levantamento da Biomaps, de julho, uma área maior que a da Inglaterra é queimada por ano na Amazônia, ou seja, cerca de 151 mil km² são consumidos anualmente pelo fogo no período.

- Perda de recursos hídricos: A Amazônia é conhecida por ser um dos maiores reservatórios de água doce do mundo. No entanto, a pesquisa da Biomaps afirma que o desmatamento e o fogo estão comprometendo a água e já causaram para o Rio Negro, por exemplo, uma perda de 22% da superfície desde os anos 90.

Perda de Biodiversidade: Segundo um estudo da revista Nature, pelo menos 95% das espécies da Amazônia foram afetadas pelas queimadas nos últimos 20 anos. A cada 10 mil km² de área queimada, pelo menos 40 espécies de animais e plantas são prejudicadas.

- Garimpo: 93% de todo o garimpo - extração de minérios predatória e ilegal - realizado no Brasil está concentrado na Amazônia. A atividade ilegal acontece principalmente em território indígena e em unidades de conservação.

Contaminação do solo, rios e pessoas: A contaminação por metais pesados também é cada vezes mais presente.mercúrio atingiu 6 em cada 10 indígenas munduruku e todas as espécies de peixes em rios da terra indígena. Cerca de 16% das crianças ficaram com sequelas. 

- Mineração: O desmatamento pela atividade já bateu recorde em 2021 no bioma. No último ano, a Amazônia possuia o equivalente a 72,5% da área minerada em todo o país. A produção de ferro e a atividade industrial acontece tanto de forma legal como ilegal na região. 


Comentários