Ambulante é espancado por PMs após megabloco no Ibirapuera; policiais usam mata-leão para desmaiar a vítima
Ao menos cinco policiais estão envolvidos diretamente nas agressões

Foto: Reprodução/g1
Um grupo de policiais militares espancaram um vendedor ambulante durante a dispersão de um megabloco, no circuito de carnaval do Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, por volta das 17h, nesta terça-feira (17).
Um dos PMs aplica um mata-leão no homem até ele desmaiar, enquanto outros policiais seguram os braços e pernas e o golpeiam na barriga. Em um vídeo registrado durante o circuito, mostra ao menos cinco agentes envolvidos diretamente nas agressões.
A abordagem aconteceu ao lado de uma torre de vigilância na Avenida Pedro Álvares Cabral. O início da gravação mostra o homem com as mãos para trás, encostado contra um gradil, sendo abordado por três policiais ao lado de um caminhão pipa para molhar os foliões.
A câmera muda de ângulo por alguns segundos e quando volta à cena um PM aparece desferindo socos no rosto do ambulante. Ele ergueu os braços na tentativa de se defender, mas foi contido por outros agentes, que até então só estavam observando.
O homem foi derrubado e recebeu golpes de todos os lados, incluindo chutes e pisões na cabeça. A será só terminou após o estrangulamento, quando o homem caiu no chão e foi algemado.
Depois de acordado, ele foi levado para a calçada da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) na Rua Abílio Soares, a poucos metros de lá. O vídeo termina mostrando o homem cercado por cerca de 15 PMs.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou por meio de nota que "não compactua com excessos", e que tomou conhecimento de que um homem foi detido após "desacatar e agredir" PMs que faziam patrulhamento, sem confirmar se é o mesmo caso.
A testemunha que gravou o vídeo informou que a abordagem começou quando o ambulante reclamou que o caminhão-pipa estava molhando as maquininhas dos vendedores, que estavam concentrados naquela área após a passagem do bloco Solteiro Não Trai, de Gustavo Mioto.


