Anac diz que foi pega de surpresa com parada da Itapemirim

Do lado operacional, alega presidente da agência, tudo corria "normalmente"

Por Da Redação
Às

Anac diz que foi pega de surpresa com parada da Itapemirim

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que a paralisação repentina dos voos da Itaperimim na noite da última sexta-feira (17) surpreendeu todo o setor da aviação. “Nós fomos pegos de surpresa. Não esperávamos que a companhia fosse parar ”, afirmou o seu presidente, Juliano Noman, em entrevista ao Estadão.

Segundo Noman, não era possível prever a interrupção dos voos da Ita porque, do lado operacional, tudo corria normalmente. 

"O primeiro ponto é que nós fomos pegos de surpresa. Não esperávamos que a companhia fosse parar. Estávamos acompanhando as operações da ITA, assim como de todas as outras empresas. Havia um movimento de retomada. O que nos informaram, num primeiro momento, é que uma das empresas que prestavam serviços de balcão e check-in iria parar por questão de inadimplência. Por causa disso, a ITA não teria mais condições de processar os voos. Recebemos uma comunicação formal. Tudo isso aconteceu por volta das 18h de sexta-feira", alegou.

"A empresa não pode parar de voar, deixar um monte de passageiro no chão e depois, simplesmente, dizer que vai voltar a voar. Veja a Latam , por exemplo. Está no Capítulo Onze (capítulo 11 na legislação dos EUA, o equivalente à recuperação judicial do Brasil). Já vimos notícias sobre as hipóteses de inadimplência da Gol e da Azul , por exemplo. É importante lembrar que estamos superando a maior crise da história do setor aéreo. Sabemos que há desafios financeiros para todas as empresas aéreas do mundo por conta da pandemia. Mas, era previsível que a ITA iria parar? Não", completou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário