Analistas preveem crescimento de 3% do PIB em 2023
O PIB cresceu 0,9% no segundo trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,9% no segundo trimestre, abaixo do avanço de 1,8% registrado nos três primeiros meses do ano, informou o IBGE na sexta-feira (1º).
O crescimento surpreendeu os analistas do mercado financeiro, que apontavam um avanço de 0,3%. O desempenho acima do esperado ocasionou uma revisão nas projeções, que agora indicam crescimento de 3% sobre 2022.
Se confirmado, o crescimento ficará acima até mesmo das projeções atuais do governo. O Ministério do Planejamento e Orçamento informou que já revisou a projeção de crescimento anual para 3%.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, celebrou o resultado em coletiva de imprensa. “Nós estamos com uma expectativa ainda melhor do que estávamos em janeiro. Nossas projeções indicavam crescimento superior a 2%”
Haddad também comentou as medidas econômicas que serão votadas este ano. “Tenho segurança de que se nós aprovarmos esse conjunto de medidas que foi para a Câmara dos Deputados, nós vamos continuar colhendo os frutos com a melhoria da percepção da economia brasileira”, disse o ministro.
Apesar do otimismo, Haddad afirmou que o terceiro trimestre merece atenção. O governo precisa estar preparado para reagir com medidas, caso a economia desacelere.
O resultado do PIB influenciou positivamente o mercado. O Ibovespa fechou em alta de 1,86%, aos 117.893 pontos. Já o dólar caiu 0,20% e encerrou a R$ 4,94.